Aumente a performance nas vendas com os indicadores de desempenho

Três indicadores que você precisa saber para aumentar a performance nas vendas da sua farmácia.

Para garantir a eficiência da sua farmácia ou drogaria e conseguir aumentar a performance nas vendas é preciso medir alguns indicadores de desempenho. Com eles é possível determinar estratégias e táticas para melhorar comportamentos de vendas, identificar os melhores produtos para descontos e incluir margens de lucro por venda. Além disso, com esses dados em mãos o gestor poderá replicar as estratégias para outros pontos da rede ou filiais.

aumentar performance de vendas da farmácia

O primeiro indicador que é preciso medir é o CMV (Custo de Mercadoria Vendida)

Para entender esse indicador é preciso identificar o faturamento bruto e fatiá-lo em 3 partes: CMV, Descontos e Margem Bruta. 

O CMV mede o custo da sua mercadoria vendida, ou seja, quanto você paga ao seu fornecedor para obter os medicamentos e produtos e poder comercializá-los. Boa parte do seu faturamento vai para o CMV, e se você incluir descontos no produto vai consumir mais uma parte do seu faturamento e o que sobrar será a sua margem de lucro bruto.

Sendo que quanto maior for o seu CMV menor será o seu faturamento, mas e como vou saber se o meu CMV está bom ou ruim? É preciso saber a média de mercado do seu segmento, que está entre 58% a 62%. 

Além disso, o indicador de Custo de Mercadoria Vendida também é uma ótima sinalização para uma empresa melhorar o controle de estoque de mercadoria.

Hoje mesmo já é possível emitir um relatório do seu sistema e identificar como está o seu CMV.

Como é possível reduzir o CMV?

Além de vender bem, é preciso medir o CMV de cada vendedor, com isso você saberá qual vendedor está puxando para cima o seu CMV e qual vendedor está puxando para baixo. Esse passo é importante para entender qual estratégia de venda está funcionando e saber qual produto é mais rentável.

Há outras formas de melhorar o CMV com a gestão de estoque. Como por exemplo:

Mapear e integrar os processos e operação: É possível ter uma ideia de quais produtos saem mais, organizar melhor a compra e evitar a falta.

Programar as compras: Um calendário de aquisições ajuda na gestão de estoque.

Como está o Ticket Médio da sua farmácia e de seus vendedores?



Esse indicador é muito importante para você monitorar, pois cada cliente que entra em sua loja poderá ser um potencial de conseguir faturar mais. Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.

É preciso também medir o ticket médio por loja e também por vendedor, assim você poderá saber qual vendedor está dando melhor resultado, e quais produtos fazem o cliente gastar mais em cada compra. Assim, o gestor vai elaborar um planejamento de vendas e incluir metas de vendas para cada cliente que entrar na farmácia.

Como está o desconto da sua farmácia?



Antes de incluir descontos no seu mix de produtos é preciso saber a média de descontos de uma drogaria tradicional, que está entre 12% a 18%, se estiver muito acima do padrão de mercado pode inviabilizar o seu negócio.

Uma tática para ter bons descontos é não ser muito agressivo em todo o mix dos seus produtos, escolha aqueles produtos mais sensíveis ao seu cliente em relação ao preço, e invista os maiores descontos em produtos que irão chamar o seu cliente para a loja.

O que eu faço com esses indicadores?



Depois do gestor fazer a análise de cada indicador e identificar os possíveis problemas, é importante criar um plano de ação. O objetivo deve ser corrigir as falhas para manter os processos alinhados às metas da drogaria.

E aí, vamos promover a inteligência na gestão? Ter o controle da gestão farmácia é conhecer todos os números e os dados do negócio, com o módulo Gestão Financeira, do Trier Drogarias, os indicadores de desempenho da farmácia estarão à vista para você verificar se as ações foram eficazes para o sucesso dos resultados.

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Fonte: Farmarcas e Suno Research