Como fazer para potencializar as vendas da sua farmácia na Black Friday?
Para garantir os resultados nas vendas é preciso se organizar com antecedência, confira as dicas de como ter sucesso na Black Friday
A Black Friday se consolidou como um mês inteiro de descontos e promoções, os clientes já esperam essa data e planejam as suas compras para o mês de novembro. Apesar de tradicionalmente a data Black Friday acontecer na última sexta-feira de novembro, segundo dados da pesquisa do Google, 76% dos consumidores entendem que a Black Friday é mais do que só quinta e sexta-feira.
A ideia surgiu nos Estados Unidos, e abre a temporada das compras natalinas. Aqui no Brasil a data acontece desde 2010 e a primeira foi totalmente online, reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Esse ano a sexta-feira da Black Friday vai acontecer no dia 27 de novembro. Mas é preciso planejar com antecedência todo esse mês de descontos e promoções, pois as expectativas para 2020 são ainda maiores.
Isso porque, com as recomendações de distanciamento social, cada vez mais o público está direcionando suas compras para o comércio eletrônico. Assim, esta pode ser a Black Friday mais digital de todos os tempos.
Levando esse cenário em conta, confira algumas estratégias para preparar a farmácia para aproveitar ao máximo todos os benefícios da data, que já está chegando.
1) A Black Friday traz oportunidades on e offline
A data é um ótimo exercício para a sua marca trabalhar a integração on e off, garantindo que o consumidor tenha a experiência mais omnichannel possível. Ainda que o peso do digital seja enorme na Black Friday, muita gente tem optado por retirar nas lojas físicas as compras feitas pela internet.
Para diferenciar o seu PDV coloque adesivos com a propaganda da marca em locais estratégicos na farmácia. Utilize espaços com bastante visibilidade para o consumidor, como os vidros da entrada, paredes ou nas gôndolas.
2) Otimizar o online
Considerando o papel gigantesco do mobile nessa jornada de consumo, é fundamental que a sua farmácia esteja preparada para ajudar as pessoas a qualquer momento, de qualquer lugar. Fique atento à velocidade de carregamento do seu site, e se o seu e-commerce é responsivo e fácil de usar. Além disso, tenha um número para o WhatsApp para um atendimento mais personalizado.
3) Campanhas locais via localização
Quando os clientes pesquisam locais semelhantes ao seu ou exploram uma área local no Maps, o Google faz a correspondência entre essas ações e o local da empresa. Qualquer pessoa que esteja perto da sua farmácia ou que esteja programando um trajeto até a região poderá ver seu anúncio.
As empresas já estão usando as campanhas locais para informar sobre horários de abertura, dar atualizações sobre saúde e segurança ou destacar opções em loja, como retirada em local seguro e promoções em cada filial.
Desde já, você pode otimizar as campanhas locais para indicadores de visita, tais como cliques em “direções” ou “chamadas”. Isso vai possibilitar que os clientes saibam onde você está localizado e acessem as campanhas locais.
4) Faça promoções e descontos que realmente compensam
Conhece a frase “tudo pela metade do dobro” ou “Black Fraude”? É algo que alguns consumidores falam sobre a data, por isso construa estratégias e identifique os produtos que os clientes realmente são mais sensíveis ao preço e invista nos maiores descontos nesses produtos.
Nas peças, coloque informações sobre os valores máximos de descontos oferecidos. Se você oferece descontos em anticoncepcionais, invista em uma peça específica para o público feminino.
A tecnologia é a grande aliada nesse momento visto que é possível otimizar as estratégias usando os dados fornecidos pelo seu software de gestão para entender melhor quais são os produtos mais vendidos e quais vendedores estão com melhor performance.
5) Fortaleça o seu atendimento impecável
Durante a Black Friday o fluxo de clientes ou os pedidos nas vendas online podem aumentar por isso é preciso investir em treinamentos para que os colaboradores e vendedores possam estar preparados para isso.
6) Disponibilize diversas formas de pagamento
Facilite a vida do consumidor e ofereça diversas formas de pagamentos e facilidades, como os parcelamentos. As opções mais comuns são cartão de crédito e débito, cheque, pagamento digitais, nesse item é possível incluir cupons de descontos também, e claro, dinheiro.
7) Cuidado com promoções de medicamentos sob prescrição
Fique atento aos medicamentos que exigem prescrição médica na hora da venda, ou que não são classificados como MIPS (medicamentos isentos de prescrição). Eles só podem ser divulgados como promoções por meio de listas. E, nesses casos, a apresentação do valor integral e do valor com desconto é obrigatória também.
Seguindo essas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, pode ter a certeza de que, na Black Friday, a concorrência terá trabalho para acompanhar seu ritmo.
A Trier pode te ajudar otimizar seus resultados, com o melhor sistema para a gestão da sua farmácia ou drogaria. Escolha o produto mais aceito no mercado, com mais de 8 mil clientes, 95% de satisfação e ainda suporte de atendimento nos finais de semana e feriados.
Converse com os nossos consultores por aqui.
Fonte: Think With Google e Farmarcas