Outubro Rosa: inclua esta data em seu calendário sazonal
Existem algumas datas com as quais as farmácias têm uma relação muito próxima, mas que a maioria delas não têm o costume de destacar e valorizar em seus calendários sazonais de comunicação e marketing.
Uma delas é o Outubro Rosa. O mês foi criado para estimular a conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, e a quinta causa de mortes em geral, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Mas por que incluir o Outubro Rosa como uma data a ser trabalhada?
1 – Para diferenciar-se da concorrência
Como foi dito acima, muitas farmácias ainda não perceberam a importância desta data, e não realizam ações voltadas para o período.
2 – Para conquistar a empatia dos consumidores
O câncer de mama é um assunto delicado, mas que costuma gerar uma grande comoção e uma relação emocional estreita, já que é bastante difícil passar por esta doença sem que ela tenha um mínimo impacto no aspecto psicológico e emocional, não apenas da paciente em tratamento, como também de toda a família. Assim, trazer o assunto, que muitas vezes é tido como tabu, à tona, é também uma forma de conquistar a simpatia de quem em algum momento da vida já passou ou teve entes queridos que passaram por esta situação.
3 – Para prestar um serviço de informação à comunidade ao seu redor
Não estamos dizendo que você precise, em sua farmácia, criar ilhas de medicamentos que tenham relação com o câncer de mama. Não é esse tipo de destaque que fará com que seus clientes percebam valor em seu estabelecimento. Mas que tal, em vez disso, oferecer cursos, workshops, palestras, rodas de conversa sobre o assunto? Você pode convidar especialistas no assunto, como oncologistas, enfermeiros, diretores de organizações não governamentais como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, e até mesmo mulheres que superaram a doença para participarem de um ciclo de debates e conversas sobre o assunto, convidando o público em geral a acompanhar. Caso você não tenha estrutura física, ou não seja possível realizar estes eventos presencialmente, você ainda pode aproveitar para fazê-los online, por meio de suas redes sociais, usando o ponto de venda apenas como chamariz para que as pessoas que tiverem interesse fiquem sabendo da ação e acompanhem.
4 – E, por fim, porque também é papel da farmácia promover a saúde das pessoas
Apesar de se tratar de um estabelecimento comercial, e que portanto, visa lucro, sua farmácia é vista pelo público como uma promotora de saúde e bem-estar. Nada mais justo do que fazer jus a esta imagem, não é mesmo? Você só tem a ganhar incluindo este tema em seu planejamento de ações.
Quer saber mais sobre as dicas que a Trier tem para ajudar na gestão de sua farmácia?