FIQUE POR DENTRO DA NOVA PORTARIA FARMÁCIA POPULAR
/0 Comentários/em Empresa /por trierNº 111 DE 28 DE JANEIRO DE 2016
Em 29 de Janeiro de 2016 o Governo estabeleceu novas regras ao Programa do Farmácia Popular através da Portaria nº 111 que entrará em vigor em 12/02/2016.
Estaremos destacando as principais mudanças;
COMPLEMENTAR O ENDEREÇO
Como já é de conhecimento, a dispensação do medicamento só pode ocorrer mediante a informação do endereço completo do paciente no ato da venda, o não comprimento poderá acarretar multas ou o descredenciamento ao Programa do Farmácia Popular.
A partir do dia 12/02/2016 com a ciência do beneficiário, o farmacêutico poderá complementar as informações referentes ao endereço do paciente que eventualmente não tenham sido disponibilizadas pelo profissional prescritor na prescrição, laudo ou atestado médico, conforme legislação.
AUMENTO DO PRAZO DE VALIDADE DA RECEITA
As receitas que possuíam validade de 120 dias passarão a ter validade de 180 dias após sua emissão, exceto para os contraceptivos, cuja validade é de 365 dias.
ALTERAÇÕES DOS PREÇOS DE REPASSE POR PRINCÍPIO ATIVO
Alguns princípios ativos mudaram o preço referência, a criticidade está nos medicamentos que são 100% subsidiados e tiveram reajuste, para que ocorra a autorização destes medicamentos será necessário reconfigurar o valor dos mesmos no sistema Tier.
ACESSE AQUI as informações disponibilizadas pela Trier, com o passo-a-passo para realizar as alterações dentro do seu sistema.
Para ter acesso completo à da Portaria nº 111 de 29/01/2016, clique aqui.
Atenciosamente,
A importância de investir na farmácia para crescer
/0 Comentários/em Dicas de Gestão /por trierConsiderando o momento econômico que estamos atravessando, e percebendo a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, incluindo farmácias, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição e utopia.
No entanto, destaca-se o fato de que, se não houver essa preocupação de crescer, no direcionamento das ações operacionais e estratégicas de qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo.Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios quando a economia voltar a aquecer – trazendo aumento de concorrência no segmento, diferenciais nas ações de vendas e no atendimento do pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, e guerra de preços, entre outras situações.
Nesse caso, investimento necessariamente não representa tão somente colocar mais dinheiro no caixa, mas também a atualização dos gestores com informações relacionadas ao produto/serviço, o mercado de atuação (clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros, colaboradores, etc.), e tendências de comportamento da economia – inclusive considerando cenários políticos que interferem diretamente no ambiente econômico.
O “crescer” em uma empresa pode ser percebido mais com o ganho de forças e poder de competitividade do que com o aumento do espaço físico, número de pessoas, quantidade de máquinas, etc. Na realidade, o crescimento está mais relacionado ao aumento do volume de produção e de vendas e/ou prestação de serviços. Esses são alguns dos fatores que realmente vão proporcionar maior geração de lucro no negócio.
Ao crescer, o empreendimento demonstra, acima de tudo, a capacidade gerencial das pessoas à frente do comando das atividades operacionais – principalmente, da formulação das estratégias de atuação da empresa no mercado, sendo uma delas a própria definição da utilização do lucro gerado no momento presente. Ou seja, ter o lucro como uma das reservas de recursos financeiros que subsidiarão o crescimento planejado da organização.
Com isso, a importância de investirmos no crescimento da empresa, quer com o seu próprio lucro, quer com capital dos sócios ou mesmo com recursos de terceiros, fundamenta-se no objetivo de que ela desenvolva mais forças competitivas, permaneça por mais tempo em atividade e conquiste maior participação das vendas totais no mercado onde atua.