Gestão E Tecnologia De Informação E Comunicação
Inovação e mudança são expressões vinculadas à gestão empresarial na atualidade. Uma questão que poucos se dão conta é que uma representativa proporção dessa afirmação se deve em decorrência dos avanços da tecnologia de informação e comunicação. Não se menciona mais “e-commerce” (comércio eletrônico), mas “m-commerce” (comércio móvel) e c-commerce (comércio colaborativo). Não se imagina mais nem uma rede doméstica sem mencionar “wireless” (sem fio). O nível de significância dessa transformação está na possibilidade de se montar um negócio que rende muitos cifrões e só existir em sua forma virtual, ou seja, na internet.
Seja um acadêmico de administração seja um empresário não há mais como escapar da tecnologia. Ela simplesmente se apresenta como um diferencial para obter vantagem competitiva. Essa afirmação não se altera pelo método com que se utiliza para projetar os planos de ação. Por isso, seja BSC (Balanced Scorecard) ou FCS (Fatores Críticos de Sucesso) ou qualquer outra metodologia aplicada ao planejamento estratégico, o que norteia o monitoramento dos indicadores de desempenho é a capacidade do gestor em definir corretamente quais os parâmetros que vai controlar mediante os sistemas de informação da empresa. Portanto, as saídas dos sistemas de informação são fundamentais para a fundamentação da tomada de decisão pelo gestor.
A cada dia se apresenta uma nova tecnologia de informação ao parque já existente. Não se tem conhecimento prévio do que exatamente ela poderá proporcionar no futuro. Muitas organizações investem alto em TI para descobrir que não atingiram os objetivos propostos. Muitos outros esperam para sentir os movimentos do mercado numa alternativa de ação mais conservadora. Quem estará correto? Talvez seja a questão que muitos se fazem nesse exato momento. Não há como definir ou prever, vinculando exclusivamente na tecnologia para fundamentar a inovação. Pode-se ter mais probabilidade de acerto se a mudança aprimorar aqueles indicadores de desempenho a ser monitorados, se agregar valor ao cliente ao conseguir decifrar com mais precisão as suas necessidades, se diferenciar o produto ou serviço da concorrência entre as alternativas.
A grande façanha é o desafio que é administrar um negócio nos tempos da globalização, da internet e da economia global digital. O bem-sucedido é aquele que conseguir obter um diferencial no mercado e conseguir entender e aplicar os conceitos de inovação e mudança alicerçada pela tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Fonte: Artigonal
Att.
Marketing TRIER
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